revista fevereiro - "política, teoria, cultura"

   POLÍTICATEORIACULTURA                                                                                                     ISSN 2236-2037

Cecília ROSAS

isaac bábel

 

apresentação do autor

 

Isaac Bábel nasceu em 1894 em Odessa, filho de um comerciante. Estudou na Escola Comercial de Odessa e, mais tarde, no Instituto Comercial e Financeiro de Kiev.


Em 1915 mudou-se para Petrogrado em busca de editores que publicassem suas histórias. Lá, foi apadrinhado por Maksim Górki, que publicou alguns de seus primeiros contos. Em 1920, foi correspondente de guerra no conflito entre Rússia e Polônia. De suas experiências nessa época coletou material para o que viria a ser seu livro mais famoso, O Exército de Cavalaria (também traduzido no Brasil como A Cavalaria Vermelha), publicado em 1926. Apesar de seu apoio ao governo soviético, o escritor foi preso em 1939  pela polícia secreta. No ano seguinte, Bábel foi acusado de traição e espionagem e executado na prisão.


Conhecido como grande contista, a obra de Bábel se divide em dois grandes eixos temáticos: a Odessa de sua infância e histórias da nova Rússia soviética. Di Grasso, conto autobiográfico escrito três anos antes da morte do autor, foi considerado pelo crítico Gregory Freidin uma espécie de testamento estético de Bábel.


O original usado para esta tradução foi o volume Конармия ; Одесские рассказы (Eksmo, 2010).































fevereiro #

3

Clique aqui para ir ao conto